Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Câncer de Ovário

O que é:

O câncer de ovário é considerado a segunda neoplasia ginecológica mais comum, pois, a primeira é o câncer de colo do útero. A maior parte das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células que revestem o ovário (epiteliais). O restante provém de células germinativas (responsáveis por formar os óvulos) e células estromais (responsáveis por produzir a maior parte dos hormônios femininos).

Como prevenir:

As mulheres precisam se atentar aos fatores de risco, tentarem manter o peso corporal saudável e, principalmente, consultar o seu médico de maneira regular, especialmente a partir dos 50 anos.

Sinais e sintomas:

Inicialmente, o câncer de ovário não é responsável por causar nenhum sintoma específico. No entanto, à medida que o tumor se desenvolve e aumenta de tamanho, pode causar dor, inchaço ou pressão no abdômen, pelve, costas ou pernas; cansaço constante, náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia.

Tratamento:

Esse tipo de câncer pode ser tratado com cirurgia ou quimioterapia. A escolha do tratamento dependerá, principalmente, das condições clínicas da paciente, da recorrência ou não do tumor, do tipo histológico do tumor, do estadiamento (extensão da doença) e da idade da paciente.

Médicos Responsáveis

  • Dra. Viviane Teixeira de Alencar - CREMESP: 173.105 - Oncologia Clínica; Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Residência em Clinica Medica no Hospital do Servidor Publico Estadual – IAMSPE, SP. Residência em Oncologia Clínica no A.C. Camargo Câncer Center  da Fundação Antônio Prudente - SP.
  • Dr. Fabiano Costa - CREMESP: 172.174 Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores de Pulmão e Cabeça e Pescoço Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais.   Residência em Oncologia Clínica na Santa Casa de Belo Horizonte - MG. Oncologista no ICESP – FMUSP, SP.  Professor assistente do curso Principle and Practice of Clinical Research,  Harvard University.
  • Dra. Ana Carolina Ribeiro Chaves de Gouvêa - CREMESP: 125.762 - Oncologia Clínica e Oncogenética l Núcleo de Câncer de Mama e Tumores Ginecológicos; Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília - SP; Residência em Clinica Medica no Hospital Santa Marcelina - SP; Residência em Oncologia Clínica no ICESP – FMUSP, SP; Especialização em Oncogenética pelo City Of Hope Cancer Center, com Observership pelo DFCI – Harvard Medical School.
  • Dra. Alice Nayane Rosa Morais - CREMESP: 171.888 - Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores SNC, Sarcomas e Melanomas; Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí. Residência em Clinica Medica na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, SP. Residência em Oncologia Clínica no ICESP – FMUSP, SP. Observership na Unidade de Sarcomas do The Royal Marsden Hospital.