Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Câncer de Ovário

O que é:

O câncer de ovário é considerado a segunda neoplasia ginecológica mais comum, pois, a primeira é o câncer de colo do útero. A maior parte das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células que revestem o ovário (epiteliais). O restante provém de células germinativas (responsáveis por formar os óvulos) e células estromais (responsáveis por produzir a maior parte dos hormônios femininos).

Como prevenir:

As mulheres precisam se atentar aos fatores de risco, tentarem manter o peso corporal saudável e, principalmente, consultar o seu médico de maneira regular, especialmente a partir dos 50 anos.

Sinais e sintomas:

Inicialmente, o câncer de ovário não é responsável por causar nenhum sintoma específico. No entanto, à medida que o tumor se desenvolve e aumenta de tamanho, pode causar dor, inchaço ou pressão no abdômen, pelve, costas ou pernas; cansaço constante, náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia.

Tratamento:

Esse tipo de câncer pode ser tratado com cirurgia ou quimioterapia. A escolha do tratamento dependerá, principalmente, das condições clínicas da paciente, da recorrência ou não do tumor, do tipo histológico do tumor, do estadiamento (extensão da doença) e da idade da paciente.