Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Câncer de Testículo

O que é:

Essa doença representa cerca de 5% do total de casos de câncer entre os homens. Quando detectado nos estados iniciais, é facilmente curado baixo índice de mortalidade.

Existem alguns tipos de câncer de testículo, sendo eles: tumores de células germinativas, seminomas, não seminomas, carcinoma in situ, tumores estromais e câncer de testículo secundário.

Como prevenir:

Atualmente, não existem métodos capazes de prevenir o câncer de testículo. 

Sinais e sintomas:

O sintoma mais comum no caso dessa doença é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, no tamanho de uma ervilha. No entanto, outras alterações podem acontecer, tais como o aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.

Tratamento:

Inicialmente, o tratamento recomendado é, na maioria dos casos, cirúrgico. Posteriormente, dependendo do resultado da biópsia, o tratamento pode ser radioterápico, quimioterápico ou de controle clínico.

Médicos Responsáveis

  • Dr. Guilherme Bicudo Barbosa - CRM 128.923 - Cirurgia Oncoginecológica; Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São  Paulo, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e  Residência com ênfase em Ginecologia Oncológica pela  UNIFESP-EPM, Especialização em Ginecologia e Obstetrícia  pela Febrasgo/AMB e Qualificação em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia pela ABPTGIC.
  • Dra. Maria Fernanda de Oliveira - CREMESP: 121.277 - Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores Gastrointestinais; Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté - SP.  Residência em Clinica Medica no Hospital Universitário de Taubaté - SP. Residência Médica em Cancerologia Clínica no Hospital Regional  do Vale do Paraíba - SP.
  • Dr. Anderson Alécio Damasceno Gomes - CREMESP: 178.480 - Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores Gastrointestinais e Urológicos; Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.  Residência em Clinica Medica na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Residência em Oncologia Clínica no A.C. Camargo Câncer Center,  da Fundação Antônio Prudente, SP.
  • Dra. Alice Nayane Rosa Morais - CREMESP: 171.888 - Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores SNC, Sarcomas e Melanomas; Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí. Residência em Clinica Medica na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, SP. Residência em Oncologia Clínica no ICESP – FMUSP, SP. Observership na Unidade de Sarcomas do The Royal Marsden Hospital.