Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Leucemia

O que é:

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. A principal característica da doença é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células normais na corrente sanguínea.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas, ocupando a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. É através dela que são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Existem mais de 12 tipos de leucemia.

Como prevenir:

De maneira geral, a maior parte dos casos de leucemia não podem ser evitados, pois, boa parte dos pacientes que desenvolvem leucemia não apresenta nenhum fator de risco conhecido que possa ser alterado.

Sinais e sintomas:

Os principais sintomas da doença são:

• Fadiga;

• Falta de ar;

• Palpitação;

• Dor de cabeça;

• Febres ou suores noturnos.

Tratamentos:

Os tratamentos para a leucemia envolvem a quimioterapia, a possibilidade de transplante de medula óssea, agentes quimioterápicos, imunológicos e agentes orais, dependendo do tipo de leucemia.

Médicos Responsáveis

  • Dra. Alice Nayane Rosa Morais - CREMESP: 171.888 - Oncologia Clínica l Núcleo de Tumores SNC, Sarcomas e Melanomas; Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí. Residência em Clinica Medica na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, SP. Residência em Oncologia Clínica no ICESP – FMUSP, SP. Observership na Unidade de Sarcomas do The Royal Marsden Hospital.