Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Melanomas

O que é:

O câncer de pele melanoma costuma surgir nos melanóticos (células que produzem melanina e determinam a cor da pele de alguém), e costuma ser mais frequente em adultos brancos.

O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, pele ou mucosas. E, embora o câncer de pele represente cerca de 30% de todos os tumores malignos no Brasil, o melanoma representa apenas 3%. Devido à sua alta possibilidade de provocar disseminação do câncer para outros órgãos (metástase), é o tipo mais grave.

Como prevenir:

Existem algumas prevenções que podem ser adotadas para evitar a doença:

• Evitar exposição prolongada ao sol, entre os horários das 10H às 16H

• Buscar lugares com sombra;

• Utilizar protetor solar contra raios UVA e UVB, para o rosto, corpo e para os lábios.

Sinais e sintomas:

A doença pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada. A manifestação do melanoma na pele normal se dá após o surgimento de uma pinta com tonalidade escura, com irregularidade nas bordas acompanhada de escamação e coceira.

Caso seja uma lesão pigmentada pré-existente, o que ocorre é o aumento no tamanho, há alteração na coloração e na forma da lesão, que passa a se tornar irregular.

Tratamento:

Assim como o câncer de pele não melanoma, no caso do melanoma, a cirurgia é o tratamento mais indicado, podendo ser alinhada à radioterapia e a quimioterapia.