Encontre nossa clínica mais próxima de você:

Check-Up Oncológico

O que é o Check-Up Oncológico?

O que é o Check-Up Oncológico?

O check-Up Oncológico oferece um rastreio individualizado para cada tipo de paciente, com base em suas próprias necessidades, sendo capaz de reduzir os riscos e gastos relacionados a intervenções desnecessárias, aumentar o diagnóstico precoce (e as chances de cura!) mas, principalmente modificando e reduzindo os riscos de desenvolver câncer.

Como funciona?

O nosso serviço de Check up é realizado por meio de uma consulta detalhada com profissional altamente especializado em medicina preventiva, exames de rastreio e na investigação de casos difíceis que podem ser câncer, evitando o desperdício de tempo. Após essa consulta detalhada, a conduta irá variar de acordo com os riscos identificados em cada paciente, de maneira que alguns podem precisar de vários exames “preventivos”, outros podem ter indicação de usar algum medicamento, outros serão encaminhados à avaliação oncogenética (para pesquisa de mutações e investigação familiar!) e, ainda, haverá pacientes que receberão orientações e acompanhamento, sem a necessidade de nenhum outro exame. Essa decisão é tomada com base na melhor evidência científica e experiência. Não trabalhamos com um “pacote” de check up pois isso seria presumir que todos os pacientes são iguais e, muitas vezes, submeter pacientes a riscos e ansiedade desnecessários ao realizar um exame que não tinha boa indicação! Nosso cuidado é individualizado e feito especialmente para cada paciente, sua história e seus riscos pessoais de desenvolver doenças, inclusive o câncer, para prevenir, reduzir os riscos e descobrir cedo, quando for o caso. 

Para quem é esse serviço e quando deve ser feito?

Qualquer pessoa acima de 21 anos deve buscar informações sobre fatores de risco para câncer, como: doença inflamatória intestinal, história familiar de câncer, tabagismo, obesidade, entre outros. Assim, com a avaliação detalhada e de forma personalizada, podem ser indicados exames complementares para screening ou diagnóstico precoce.

Mulheres acima de 40 anos ou que possuem fatores de risco, como histórico de câncer de mama ou ovário na família, têm indicação de realizar exames de forma periodica.

O rastreio em mulheres sem sintomas, mas que podem ter um câncer inicial permite o diagnóstico precoce e aumenta a chance de cura.

Homens acima de 40 anos ou que possuam fatores de risco, como histórico de câncer de próstada ou mama na família e aqueles acima de 50 anos podem ter indicação de realizar exames peridiocamente.

O rastreio em homens sem sintomas, mas que podem ter um câncer inicial permite o diagnóstico precoce e aumenta a chance de cura.